ENTREVISTA VIRAL DE UMA PESSOA COM DOENÇA E/OU DEFICIÊNCIA MENTAL

Descrição
«Oh Zé a tua mãe foi assassinada! Tá bem, obrigado! E fui-me deitar... ». Este foi o discurso de uma pessoa com provável problema psicológico e/ou comprometimento intelectual que tão mal foi interpretado!
Indignação é o que sinto por em pleno século XXI o preconceito ser a única razão para uma entrevista de uma pessoa com um problema psicológico e/ou comprometimento intelectual seja viral, cheia de comentários e visualizações.
Foi no dia 23-02-2016 uma reportagem com o título «Mata sogra à paulada» do programa «VOCÊ NA TV» da TVI que gerou esta entrevista que se tornou viral nas redes sociais. Até aqui tudo bem, não fosse o único propósito desta partilha sucessiva nas redes sociais o GOZO de uma pessoa com provável problema de saúde mental ou com comprometimento intelectual.
«— A tua mãe foi assassinada. — 'tá certo. Eu já obtive essa informação."[depois de saber que a mãe morreu] mas o mais grave foi o que aconteceu depois ... o assassino bateu na viatura da minha irmã!" "eu vou falar com ele[o assassino] e vamos esclarecer as coisas"» - discurso do entrevistado.
As criticas insurgiram-se, com muita argumentação, mas será que não é evidente que esta pessoa tem algo que a difere das outras pessoas, que provavelmente não, não é indifente à morte da mãe, pois provavelmente esta, apesar da idade, era o seu apoio e proteção?
Será que o programa, ou o entrevistador, não se apercebeu que esta entrevista não traria a informação objetiva desejava e que o discurso do entrevistado poderia ser mal interpretado pelos ouvistes?
Se esta pessoa tivesse, em vez do seu «discurso não esperado», uma perna engessada será que seria alvo de tal chacota? Não, claro que não pois os problemas de saúde físicas são entendidos e os de saúde mental, além de não conhecidos, são mal interpretados e marginalizados - ou pelo menos as pessoas que padecem destes.
Porque é que as pessoas riem e criticam em vez de se perguntarem o porquê de tal discurso? Será que as pessoas sabem que podem vir a ser assim um dia? Será que sabem que 1 em cada 4 pessoas desenvolverá um problema de saúde mental ao longo da vida? Provavelmente não!
Lamentável, é o que posso dizer.
Será que o programa da TVI em causa, ou os autores dos blogues ou páginas de facebook que tanto ganharam em termos de sharing vão promover uma angariação de apoio a este senhor? Que tem uma casa na qual chove como se fosse na rua e que perdeu o apoio mãe e que viverá com uma pensão não superior a 300€?
Que bom que seria que cada partilha, cada comentário feito valesse 1€ para apoiar este senhor, em vez de mal-tratar a sua imagem e integridade.
Boa ideia? Partilhe, talvez se faça um milagre :)
Pela Sentido de Si,
O Presidente de Direção, Sérgio Pires