Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

O Ómega 3 traz benefícios para a saúde mental. Semelhantes aos antidepressivos populares...

O Ómega 3 traz benefícios para a saúde mental. Semelhantes aos antidepressivos populares...
12:57:15 22-08-2015 Sentido de SiA Notícia

Descrição

A notícia da HealthyPlaces America's Mental Health Channel da Reuters dá conta do benefício que os acidos gordos dos peixes para a saúde mental. Este óleo é encontrado no salmão, no bacalhau e noutros peixes e também em complexos vitamínicos. Este óleo já é subjamente conhecido como eficaz na luta contra doenças cardíacas e a artrite, e recentemente também um estudo científico americano, publicado no American Medical Association's Archives of General Psychiatry, referiu conseguir aliviar os sintomas da perturbação maníaco-depressiva. Neste estudo, os pacientes que sofriam de depressão, com dadas cápsulas contendo óleo de peixe, experimentaram uma melhoria significativa ao longo de um período de quatro meses (Andrew Stoll, diretor do laboratório de pesquisa da farmacologia no McLean Hospital da Universidade de Harvard). Os pacientes do estudo receberam até sete cápsulas diariamente com óleo de peixe concentrado de savelha, um tipo de arenque atlântico, contendo um total de cerca de 10 gramas de ácidos gordos.

Stoll teorizou que as dietas em países industrializados ocidentais por serem pobres em peixes, e outros alimentos que contenham os óleos com ômega-3, dá-se uma deficiência que pode, e deve, ser compensada pelo consumo de óleo de peixe, ou de suplementos de óleo de linhaça.

Stoll refere que os ácidos gordos ómega-3 aumentam os níveis do neurotransmissor serotonina no cérebro - semelhante ao efeito de anti-depressivos populares tais como Prozac. Sugere que as pessoas em tratamento para a perturbação bipolar devem consumir os ácidos gordos com ómega-3 como terapia coadjuvante da medicação psicotrópica prescrita. Chega mesmo a sugerir que os ácidos gordos omega-3 podem ser tomados como um complemento aos medicamentos anti-depressivos, ou de lítio, medicamentos comumente prescritos para tratar as perturbações bipolares. 

The drawback is that no drug company was likely to throw its resources behind studies of fish oil, because it cannot be patented and profited from. Fernandez and the other researchers suggested government-financed research.

Um comentário sobre o estudo supracitado, três pesquisadores da Case Western Reserve University, referiram que este estudo tinha "limitações substanciais '', nomeadamente devido ao tamanho da amostra do estudo (número d eparticipantes) em parte por causa de seu pequeno tamanho, mas chamou-lhe "uma tentativa de ponto de referência. ''

O presidente do departamento de psiquiatria da Universidade Loyola Medical Centre, Dr. Francisco Fernandez, referiu à Reuters o seguinte: 

"Metodologia de lado, permanece o fato de que este é, penso eu, um estudo crítico que olha para o papel útil de substâncias naturais que são bem toleradas pelas pessoas - os pacientes, hoje em dia, têm uma elevada afinidade para tomar substâncias eficazes, o menos tóxicas possíveis, que podem encontrar.' 

 

A nossa opinião é que NUNCA deve deixar de tomar a medicação prescrita pelo médico que acompanha a evolução do seu problema de saúde sem o seu conhecimento e consentimento. 

A procura de consumir alimentos saudáveis é uma escolha pessoal que deve existir, a de consumir suplementos deve ser secundária ao pedido de opinião a um clínico.

Em concreto comer peixes com óleos gordos é saudável, integre-os na sua dieta regularmente.

Se padece de uma perturbação de humor fica com o conhecimento que parece que o ómega-3 também lhe fará bem na regulação do seu humor. Se este tema lhe interessa, pesquisa mais a respeito.

_____________________________________________________

Entretanto siga-nos que procuramos criar mais em prol da saúde mental nacional.

 

   

 

  


Tags:

Partilhar


Comentários

Outros(as) Destaques

Assine a Newsletter e junte-se a nós!

Ajude-nos a encaixar as peças!

Divulgue connosco

Divulgue aqui

Rede de Parceiros

  • InvoiceXpress
    ACEGIS
  • Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso
    GoUpBuzZ.com
  • Mafalda Palolo
    Banco de Inovação Social