Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

COMO GARANTIR SORRIR TODOS OS DIAS? A higiene da seu bem-estar mental.

COMO GARANTIR SORRIR TODOS OS DIAS? A higiene da seu bem-estar mental.
11:10:57 13-05-2017 Sentido de Si Blogue

Descrição

De que forma promovo o meu bem-estar e saúde mental? É possível a higiene da minha saúde mental? Sim! Conheça os passos simples, mas necessários. Do IV Congresso Nacional de Psiquiatria dos aspetos Bio-Psio-Sociais à Inclusão da Comunidade, realizado em Novembro de 2008 derivaram informações úteis sobre como promover a saúde mental das pessoas numa sociedade de stress que a Universia Portugal condensou na notícia de 23/12/2008. Por considerarmos muito pertinente nos dias de hoje estas «dicas» pragmáticas, utilizando estas indicadas por profissionais de saúde mental, recriamos o seguinte texto para si.

1. Potencie o auto-conhecimento. É fundamental o seu conhecimento sobre si mesmo, conhecer as suas limitações e capacidades para a partir daí construir as possibilidades para ser bem sucedido(a) na sua adaptação aos vários contextos de vida.


2. Viva uma vida afetiva satisfatória, privilegiando momentos de convívio com amigos e familiares. Procure sentir e conhecer as suas emoções. Fale e partilhe emoções. Conviva pois isto permite expandir e ativar as suas emoções, experiencie-as.

3. Fomente a autoestima. Procure ver-se como a pessoa mais importante do mundo. Mesmo com as suas incapacidades, ou dificuldades, você é especial, porquê? Porque é capaz de uma imensidade de coisas, alcança objetivos a que se propõe, luta perante obstáculos, faz alguém sorrir, cuida, é responsável por algo ou alguém, etc., etc..

4. Promova pensamentos positivos. Centre-se nas suas conquistas, no alcance das coisas boas, nos momentos em que foi bem- sucedido(a), no facto de hoje conseguir cumprir as rotinas do dia-a-dia, de não sentir nenhuma dor insuportável, ou ter um problema sério para resolver, …

5. Mime-se e mime os que estão próximos de si. Faça das suas horas livres, e não só, momentos de prazer, de partilha de bem-estar: Crie e leve-se a situações, ou lugares, que o(a) fazem sentir bem e ao outro. O fazer o bem ao outro gera a sensação de bem-estar.

6. Dê atenção ao essencial, releve. Quantas vezes valoriza algo de tal forma, que pensando bem é tão menos importante. Procure centrar-se no que realmente importa para o seu bem-estar e releve os contratempos e certas opiniões.

.
7. Não crie expectativas irrealistas; Não deseje ser o Rei/Rainha de um país quando é o Rei/Rainha da sua casa, que afinal de contas é o local onde se sente melhor, certo? Não queira correr 10km em 30m, se o que lhe é possível (e à maioria dos seres humanos), é fazer 10Km em 60m.

8. Potencie hábitos de vida saudável. É fundamental uma boa alimentação, o exercício físico para o corpo são. Lembre-se que o seu cérebro, a sua mente faz parte do seu corpo.

9. Evite o consumo de substâncias que possam causar dependência (nicotina, drogas, álcool). Não «polua» a sua saúde.

10. Aprenda a relativizar situações difíceis; Com calma as coisas resolvem-se melhor. Se calhar amassar o seu carro no poste a estacionar é um problema, mas que se pode resolver. Teria sido muito pior amassar o carro num acidente contra outro carro que ficou muito amassado, certo?

11. Sempre que possível e quando se sinta em grande tensão, faça uma pausa. Respire, pare para mudar o foco da sua atenção. Verá que posteriormente após ter respirado e ter-se centrado noutro assunto, o assunto anterior parece mais fácil e até está intelectual, e emocionalmente, mais capaz de agir sobre a situação que lhe gerava tensão.


12. Não alimente comportamentos/sentimentos destrutivos. Não rumine e repita o que lhe faz mal. Também não ignore, dedique uma momento, uma oportunidade vez, uma hora, … para pensar e elaborar profundamente esse comportamento e sentimento, após isso, o mesmo faz parte do momento passado em que se centrou exclusivamente sobre ele. Passe em frente, o futuro aguarda-o(a).


13. Não sofra por antecipação. Há pessoas que têm como característica anteverem todos os contratempos possíveis no decurso de determinada situação e atribuem com antecedência grande preocupação a essa situação. Isto gera sofrimento antecipado por uma situação ainda inexistente, o que faz com que a pessoa sofra em duplicado e, quantas vezes, a situação até nem gerou metade do mal-estar antecipado?

14. Pratique exercício físico com regularidade. Cerca 30 minutos, 5 vezes por semana. As caminhadas são excelentes opções pois libertam endorfinas, substâncias bioquímicas libertadas no cérebro que provocam a sensação de bem-estar.

15. Repense a sua atitude face à saúde mental. Não há saúde, sem saúde mental. Informe-se e procure ajuda se sentir que começa a ficar vulnerável a dificuldades psicológicas.

SORRIA! Faça a higiene dao seu bem-estar psicoemocional.

Pela equipa da Sentido de Si,

Luana Aguiar

Fonte da imagem de destaque: halamagazine.com 

______________________________________________________________

Entretanto siga-nos que procuramos criar mais em prol da saúde mental nacional.

 

   

 

  

 


Tags:

Partilhar


Comentários

Assine a Newsletter e junte-se a nós!

Ajude-nos a encaixar as peças!

Divulgue connosco

Divulgue aqui

Rede de Parceiros

  • InvoiceXpress
    ACEGIS
  • Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso
    GoUpBuzZ.com
  • Mafalda Palolo
    Banco de Inovação Social