Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

A doença mental escondida ou à frente de todos e ninguém vê...

A doença mental escondida ou à frente de todos e ninguém vê...
19:31:25 05-08-2015 Sentido de Si Blogue

Descrição

Uma notícia do jornal do Público dá conta do projeto «At Home with Mental Illness», vencedor da edição de 2015 da Bolsa «Ian Parry», uma competição internacional que premeia jovens fotógrafos com bolsa de 3500 libras, com publicação do projeto no Sunday Times Magazine. 

O projeto «At Home with Mental Illness» retrata as famílias de Guangdong, na China, que não têm opção senão cuidar, dentro das suas casas, dos seus familiares com doença mental. O autor do projeto refere que as famílias não têm dinheiro suficiente para construir tantos hospitais psiquiátricos quantos seriam necessários, ou porque a assistência médica dirigida a estes doentes não é eficaz.

E EM PORTUGAL?

Fecharam a maioria dos hospitais e não criaram o número de respostas comunitárias específicas para estes doentes. A legislação existe - lei dos cuidados continuados integrados em saúde mental (CCISM) - porém, as respostas não foram edificadas.

Em tom de confissão um técnico de serviço social de uma Junta de Freguesia disse: «Há aqui um senhor que vive sozinho na sua quinta, que tem um problema de saúde mental, e anda sozinho e sem tratamento... até o colchão come! Mas ninguém faz nada, nem sabe o que fazer». 

O QUE FAZER?

Há instituiçõers do 3º setor que garantem bons serviços.

Porém, além do problemas de não conseguirem garantir o serviço para todos, também é verdade que muitos desconhecem que estes serviços existem e onde são!

A plataforma saudementalpt vai mapear estas respostas. Brevemente a associação Sentido de Si - associação de saúde mental irá, com parceiros, edificar um projeto que fará um serviço público muito útil a todos, acompanhe este projeto aqui

 


Tags:

Partilhar


Comentários

Assine a Newsletter e junte-se a nós!

Ajude-nos a encaixar as peças!

Divulgue connosco

Divulgue aqui

Rede de Parceiros

  • InvoiceXpress
    ACEGIS
  • Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso
    GoUpBuzZ.com
  • Mafalda Palolo
    Banco de Inovação Social