Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

A depressão é uma espécie de reação alérgica? A depressão como resultado de uma inflamação causada pelo sistema imunológico...

A depressão é uma espécie de reação alérgica? A depressão como resultado de uma inflamação causada pelo sistema imunológico...
19:58:23 23-07-2015 Sentido de Si Blogue

Descrição

Um artigo científico publicado no JAMA Psychiatry em Janeiro de 2015 demonstrou resultados que pela primeira vez indicam evidências irrefutáveis da existencia de um processo de inflamação no cérebro de pessoas com diagnóstico de depressão.

Segundo David McNamee, jornalista do Medical News Today. neste artigo científico a depressão clínica está associada com um aumento de 30% de inflamação no cérebro. 

Os resultados do estudo, resultados advindo da tomografia por emissão de pósitrons (PET) para digitar os cérebros de 20 pacientes com depressão e 20 participantes controle saudáveis, demonstraram uma inflamação significativa nos cérebros das pessoas com depressão, e a inflamação foi mais grave entre os participantes com depressão mais grave. Os cérebros de pessoas com depressão clínica exibiu um aumento de inflamação de 30%.

O Dr. Meyer, responsável por este estudo, refere que "a depressão é uma doença complexa e que é preciso mais do que uma mudança biológica... Mas nós acreditamos agora que a inflamação no cérebro é uma dessas mudanças e isso é um passo importante."

Esta descoberta tem implicações importantes para o desenvolvimento de novos tratamentos para um grupo significativo de pessoas que sofrem de depressão.

A depressão severa afecta 4% da população em geral. No entanto, mais de metade das pessoas com depressão major não responde aos antidepressivos.

O Dr. Meyer sugere que estudos futuros devem investigar o possível impacto das drogas anti-inflamatórias sobre os sintomas de depressão.

Artigo científico que serviu as informações apresentadas aqui.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A notícia de 4/1/2015, de autoria de Caroline Williams do thegardian, refere que um número crescente de cientistas sugere que a depressão é um resultado de uma inflamação causada pelo sistema imunitário. 

Nesta reportagem é referida George Slavich, psicóloga clínica da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que passou anos a estudar a depressão, tendo chegado à conclusão de que esta doença tem tanto a ver com o corpo como com a mente: "Ela faz envolver a psicologia, mas também envolve partes iguais da biologia e da saúde física."

De entre outros especialistas, num aposição mais «extremista» Caroline Williams identifica Turhan Canli da Stony Brook University (vídeo do TEDx abaixo), em Nova York, que, segunda esta, considera que as infecções são a causa mais provável da depressão, e ainda vai tão longe a ponto de dizer que devemos conceber a depressão como uma doença infecciosa - mas não contagiosa.

Uma outra informação adiantada por esta reportagem é que os poucos ensaios clínicos realizados até agora descobriram que a adição de medicamentos anti-inflamatórios à toma de antidepressivos não só melhora os sintomas depressivos, como também aumenta a proporção de pessoas que respondem ao tratamento. Ainda é referido que há também algumas evidências de que o ômega 3 e a curcumina, um extrato de cominho, pode ter efeitos anti-inflamatórios úteis.

Entre 5 a 10 anos, diz Carmine Pariante, psiquiatra do Kings College London, poderá haver um exame de sangue que poderá medir a inflamação em pessoas com depressão, para que possam ser tratados em conformidade

...........................................

As informações apresentadas têm a sua origem em dados científicos (apresentado o link do principal artigo referido) mas chama-se a atenção que decorreram das notícias enunciadas (com respectivos links). Destacamos que estes dados são resultados efetivos da comunidade científica mas carecem ainda de mais estudos confirmatórios, mais testes serão necessários para confirmar isto!

 


Vídeo


Tags:

Partilhar


Comentários

Assine a Newsletter e junte-se a nós!

Ajude-nos a encaixar as peças!

Divulgue connosco

Divulgue aqui

Rede de Parceiros

  • InvoiceXpress
    ACEGIS
  • Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso
    GoUpBuzZ.com
  • Mafalda Palolo
    Banco de Inovação Social