Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Automutilação aumenta entre os adolescentes

Automutilação aumenta entre os adolescentes
19:59:16 23-07-2015 Sentido de Si Blogue

Descrição

Notícia do Jornal de Notícias de 24/05/2015 de Leonor Paiva Watson. Comportamentos autolesivos evitam lidar "com grande sofrimento emocional". Fenómeno, cada vez mais evidente, pode ser um preditor de suicídio. Especialistas recebem cada vez mais jovens que fazem cortes nos braços, nas pernas e na barriga, para aliviarem problemas emocionais.

  

Fenómeno começa agora a ser registado para compreender-se a sua real dimensão.

Segundo Ana Vasconcelos, pedopsiquiatra,estamos «numa altura em que a autoagressão entre os mais novos começa a ser cada vez mais vista nos consultórios. Falamos de jovens que, por exemplo, se cortam “nos braços, nas pernas, na barriga, para aliviarem uma grande dor emocional”, explica. Refere que é um enorme “sinal de alarme”.

Relata:“No outro dia, uma menina que é minha paciente ligou-me e disse-me ‘está a apetecer cortar-me’”. Artigo completo do Jornal de Notícias.

 

relatório da Saúde dos Adolescentes de 2014 já denunciava que 1 em cada 5 jovens já se magoou para lidar com a tristeza.

 

 

Ainda segundo este relatório:

«A grande maioria diz-se feliz. Mas há um número crescente de adolescentes que se queixam de sintomas que revelam mal-estar. Quase um em cada três diz que se sente deprimido mais do que uma vez por semana

A Sentido de Si - associação de saúde mental, cuja ação pautasse pelo empreendedorismo na saúde mental alerta com o conhecimento destes dados e desta grave realidade edificou um projeto de nome Si Mestrias - academia do Sucesso e Saúde Juvenil que irá ser implementado, desejavelmente, em Vila Nova de Gaia.

Vila Nova de Gaia terá a 1ª academia específica e especialziada em saúde psicológica e psicossocial para jovens e no seu sucesso escolar, voacaional e social.

Conheça este grande projecto: 

ou aqui (facebook)


Tags:

Partilhar


Comentários

Assine a Newsletter e junte-se a nós!

Ajude-nos a encaixar as peças!

Divulgue connosco

Divulgue aqui

Rede de Parceiros

  • InvoiceXpress
    ACEGIS
  • Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso
    GoUpBuzZ.com
  • Mafalda Palolo
    Banco de Inovação Social