Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

QUANDO SÓ O DESENHO CONSEGUE FALAR

QUANDO SÓ O DESENHO CONSEGUE FALAR
15:24:22 24-07-2015 Sentido de Si Blogue

Descrição

Como perguntamos a uma criança inglesa se quer um «cafoné»? Esta palavra, assim como muitas, não têm tradução literal noutra língua. Ora, o que fazer então? Nestes casos só o desenho consegue falar.

Maria Tiurina no âmbito do «Untranslatable Words» ilustrou várias palavras (14 ilustrações de palavras de diferentes idiomas) que não têm tradução literal noutras línguas e fez um trabalho magnífico (Crónica de 18 de Maio de 2015, do site «Razões para viver» de Daniel Froes.. Alguns exemplos a seguir:

   

 

E como dizer a uma criança que ela é corajosa? Neste caso qualquer criança já letrada na língua portuguesa perceberá o significado pois no seu aporte semântico terá signos e memórias que evocam a interpretação da palavra. Porém, como fazê-la sentir que é corajosa? Aqui a conversa é outra.

Já não se trata apenas da ativação das áreas cerebrais responsáveis pela linguagem verbal mas também da ativação das áreas cerebrais responsáveis pelas emoções!

A palavra escrita, ou falada, muitas vezes, por si só, não é suficiente para ativar a atribuição do significado «emotivo» das palavras. É necessário outro tipo de interações, cerebrais e físicas, ambas possíveis de desencadear através de um simples, mas tão importante ato: o diálogo.

Assim sendo, uma incrível equipa de ilustradores que reunimos para o projeto És Super Gonçalo AlhoGustavo Manzali e Catarina Guerreiro usaram também o desenho para conseguir falar com as crianças. Ilustraram magnificamente várias palavras, que nós denominamos de estímulos, capazes de incitar a promoção da autoestima das crianças e jovens.

Como? O desenho é o estímulo e o mesmo integra «um segredo» a partilhar com a criança através do diálogo («És Super corajoso», por exemplo).

De forma simples, mas pertinente, criamos uma marca social,

 a 1ª marca registada para crianças e jovem, gerida pela Sentido de Si – associação de saúde mental (instituição sem fins lucrativos), que usa o DESENHO para falar com as crianças e jovens, para as fazer sentir aquilo que queremos, e devemos-lhes transmitir, e que abraçará emoções positivas e reforçadoras de confiança e autoestima.

E ASSIM NASCEU:

Facebook És Super

Comunidade És Super (apoio para para pais, educadores e técnicos na arte de educar)

 


Tags:

Partilhar


Comentários

Assine a Newsletter e junte-se a nós!

Ajude-nos a encaixar as peças!

Divulgue connosco

Divulgue aqui

Rede de Parceiros

  • InvoiceXpress
    ACEGIS
  • Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso
    GoUpBuzZ.com
  • Mafalda Palolo
    Banco de Inovação Social